Cabeça boa para cuidar dos dentes

Cabeça boa para cuidar dos dentes

Compartilhar

Editorial: profissionais da Odontologia devem reconhecer a interconexão entre saúde mental e bucal, e saber contornar todos os desafios que vêm surgindo nos consultórios.

Embora muitas vezes subestimados, ansiedade e estresse desempenham um papel significativo na qualidade de vida, incluindo os dentes. Na boca, os danos podem ir muito além de bruxismo, periodontite e prejuízos ao sistema imunológico, afetando seriamente função e estética. Assim, é essencial que os profissionais da Odontologia reconheçam a interconexão entre saúde mental e bucal, e saibam contornar todos os desafios que vêm surgindo nos consultórios.

Em sua matéria de capa, a revista Sorrisos Brasileiros aciona uma equipe multidisciplinar, entre cirurgiões-dentistas e psicólogos, para abordar o tema com profundidade. O conteúdo elucida causas, diagnósticos, tratamentos e formas de evitar ou minimizar o impacto da ansiedade e do estresse, inclusive para a saúde dos próprios profissionais.

Nesta edição, outro tema relevante é o aumento dos casos de osteonecrose maxilar causada por uso de medicamentos para osteoporose e câncer. Fármacos como bifosfonatos e alendronato de sódio são fundamentais e eficazes para o tratamento das patologias às quais se aplicam, mas existe a possibilidade de efeitos colaterais complexos que têm sido registrados em maior número pelos especialistas. A matéria mostra como os cirurgiões-dentistas devem estar preparados para identificar e solucionar os casos, com informações desde a anamnese até o momento cirúrgico.

Entre os destaques desta edição também estão um estudo sobre as alterações metabólicas da cirurgia bariátrica com impacto nos implantes dentários, dicas para planejar de maneira eficaz a compra de materiais para o consultório e a forma como as cirurgiãs-dentistas têm conciliado a gravidez com a Odontologia, além do uso da toxina botulínica em pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) e portadores de doenças neurológicas, como o Parkinson.

Como profissional da Saúde, o cirurgião-dentista pode ser uma peça essencial para o diagnóstico, o tratamento e a recuperação física e psicológica de seus pacientes, sempre com um olhar multidisciplinar. Assim também é a revista Sorrisos Brasileiros, que chega à sua 10ª edição contribuindo para o debate dos mais importantes temas, visando
ao desenvolvimento e evolução dos profissionais da Odontologia.

Boa leitura!


Haroldo Vieira
Diretor