A evolução dos biomateriais na Odontologia

A evolução dos biomateriais na Odontologia

Compartilhar

Recurso indispensável para a Odontologia, os biomateriais são utilizados em uma ampla gama de procedimentos de Reabilitação Oral.

A Odontologia tem utilizado os biomateriais em larga escala, como substitutos de estruturas danificadas, perdidas ou lesionadas, em especial para procedimentos de Reabilitação Oral. Os materiais naturais ou sintéticos produzidos pela indústria podem servir até mesmo para a reparação total de uma estrutura odontológica ou, de forma mais ampla, bucofacial.

A evolução tecnológica dos biomateriais, tem possibilitado a realização de procedimentos de reconstrução de alta complexidade, apresentando risco cada vez menor de complicações ou rejeições. Isso acontece por conta de sua fabricação, que obedece a protocolos rígidos, estabelecidos por órgãos reguladores internacionais.

“É praticamente impossível um cirurgião-dentista não trabalhar com biomateriais. Isso requer que o profissional esteja sempre atualizado, pois a necessidade do uso diário dos biomateriais na prática odontológica é uma realidade. Isso exige muito conhecimento, para que o especialista faça o correto uso para a solução dos problemas apresentados pelos pacientes”, pondera Mauro Macedo, de Pernambuco, especialista em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Associação Brasileira de Odontologia (PE), e professor de pós-graduação em cursos de especialização em Ortodontia nos estados de Pernambuco e da Paraíba.

Com a ajuda de Paulo Rossetti, editor científico da revista ImplantNews, a Sorrisos Brasileiros mergulha na evolução dos biomateriais na Odontologia. Leia a matéria na íntegra clicando abaixo: