60 anos do Conselho Federal de Odontologia

60 anos do Conselho Federal de Odontologia

Compartilhar

Uma trajetória de conquistas e comprometimento com a Odontologia brasileira.

Neste ano, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) celebra seis décadas de existência, um período dedicado à ética, à fiscalização do exercício profissional, ao prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, e à defesa dos interesses da classe odontológica. Fundado em 14 de abril de 1964, através da Lei Federal no 4.324, o CFO foi a resposta a um movimento na Odontologia brasileira no início da década de 1960, culminando na criação não apenas do Conselho Federal, mas também na base legal para os Conselhos Regionais de Odontologia, que formam atualmente o Sistema Conselhos de Odontologia.

Histórico de luta e união pela classe

A organização de um Sistema de Conselhos para regulamentar a Odontologia possibilitou proximidade, união e uma voz à classe, para poder divulgar e lutar pelas demandas dos profissionais e pelo bom cuidado com a saúde bucal da população.

O código de ética que rege a profissão, os protocolos de trabalho e atendimento, a eficiência na fiscalização, as discussões sobre o planejamento acadêmico e as políticas governamentais, além da colaboração para a implementação de políticas públicas e projetos voltados ao segmento, permitiram a estruturação e solidificação da atividade odontológica brasileira entre as mais respeitadas em todo o globo.

A eficiência da área acadêmica e a validação das especialidades, aliadas à excelência no ensino, além do apoio a democratização do conhecimento por meio de suporte a eventos (congressos, jornadas e seminários), maximizaram a qualidade dos profissionais e serviços prestados aos pacientes. Além disso, a aprovação de novas áreas de atuação, como a Harmonização Orofacial, por exemplo, permitiu uma substancial ampliação das frentes de trabalho.

Na esfera administrativa, a mudança da sede para Brasília permitiu uma maior democratização do Conselho e aproximou o CFO do centro político do País, fortalecendo a defesa dos interesses da classe frente aos três poderes. Além disso, a parceria com os Conselhos Regionais, oferecendo a estes apoios diretivo e financeiro para maior eficiência da gestão e da fiscalização, e a modernização e implantação de diversas tecnologias, como o atendimento virtual e as eleições on-line, têm permitido aos inscritos ter acesso a um serviço mais ágil e eficiente.

Atuação estratégica e desafios atuais

Ao longo dos anos, o CFO tem atuado junto ao governo, entidades de classe e poder judiciário para defender agendas de interesse da Odontologia. Atualmente, duas pautas destacam-se: a defesa do piso salarial e a luta contra a modalidade de educação à distância (EaD), ambas fundamentais para a valorização profissional.

Projetos atuais e futuros: inovação e reconhecimento

Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e fazem parte dos preparativos para a celebração do 60º aniversário. A CFO ID já é uma realidade. Por meio dela, o profissional pode se comunicar com o Conselho pelo celular, em qualquer lugar que esteja. Em breve, os usuários da plataforma terão acesso à nova versão da prescrição eletrônica e ao certificado digital. A constante atualização da comunicação social, por meio da presença nas redes sociais e da defesa dos interesses odontológicos na grande mídia, visam conquistar espaço junto ao público e facilitar o acesso às informações por parte dos profissionais.

Três projetos estão programados para 2024. O Exame Nacional de Proficiência visa aprimorar continuamente o ensino odontológico. O Prêmio Nacional de Monografias destacará os trabalhos acadêmicos mais promissores, enquanto o Prêmio Nacional de Jornalismo incentivará a divulgação na grande imprensa de questões relevantes para a classe.

Foi elaborada também uma grade de eventos comemorativos. Acontecerão, neste ano, o Fórum Nacional em Defesa do Piso Salarial, o Fórum Nacional de Fiscalização, o Fórum Nacional de Especialidades, o Congresso Nacional de Gestão e o lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional. Além destes, uma caravana percorrerá as cinco regiões do País, proporcionando uma estrutura que permita que o CFO e os Conselho Regionais divulguem a importância do apoio às causas odontológicas, culminando na celebração do mês do cirurgião-dentista, em outubro, em Brasília.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, durante o Ciosp. (Foto: divulgação/CFO)

 

Internacionalização: expansão global da excelência odontológica

Com um serviço classificado entre os mais qualificados do mundo, o CFO empreende esforços significativos para internacionalizar a excelência da Odontologia brasileira. Investindo em alicerces sólidos, o Conselho já realizou diversas visitas para pavimentar esse caminho. Atualmente, três frentes de trabalho distintas estão sendo abordadas:

1. Cirurgiões-dentistas no exterior: promover e viabilizar a atuação de cirurgiões-dentistas brasileiros em novos mercados internacionais, consolidando, de vez, a presença brasileira em âmbito global.

2. Intercâmbio do conhecimento: incentivar a vinda de alunos estrangeiros para a realização de cursos de pós-graduação no Brasil, assim como estimular a participação de professores e pesquisadores brasileiros em outros países.

3. Atendimento a pacientes: criar estrutura para atrair pacientes de outros países, proporcionando-lhes a oportunidade de receber tratamento odontológico de alta qualidade no Brasil. Essa iniciativa não apenas fortalece a posição da Odontologia brasileira no cenário internacional, mas também impulsiona os setores de turismo e odontológico no País.

Para o presidente do CFO, Juliano do Vale, o engajamento da classe com o projeto é importante. “A Odontologia brasileira é reconhecida internacionalmente, mas ainda temos entraves burocráticos para que a atuação dos profissionais do nosso país seja oficialmente aceita fora das nossas fronteiras. Queremos avançar muito, pois temos mão de obra suficiente e capacitada para oferecer profissionais brasileiros qualificados e receber colegas de outros países para se especializarem oficialmente no nosso país. Como classe, vamos trabalhar para conquistar este relevante espaço”, explica.

Uma jornada de 60 anos rumo ao futuro

À medida em que celebra seus 60 anos, o Conselho Federal de Odontologia olha para o futuro com um compromisso renovado com a ética e inovação. Desde a sua fundação, em 1964, o CFO zela pela ética profissional, promovendo também a qualidade acadêmica e a defesa dos interesses da classe odontológica no Brasil.

Agora, outro desafio se encontra à frente: expandir as fronteiras da Odontologia para o âmbito internacional. Os profissionais brasileiros possuem conhecimento e experiência que podem, além de proporcionar o crescimento da classe nacional, contribuir para o desenvolvimento global da profissão.

Vislumbrando o futuro da profissão, Juliano do Vale finaliza dizendo que “nesses 60 anos de história, o CFO reforça seu compromisso com a excelência, ética e defesa incansável da Odontologia brasileira. Que essa jornada inspire futuras conquistas e avanços para a classe odontológica”.