INDEX23: um show de tecnologia

INDEX23: um show de tecnologia

Compartilhar

Em sua primeira edição, o INDEX23 reuniu 4 mil participantes em um debate sobre a inovação e a tecnologia na rotina clínica da Odontologia.

Um show da tecnologia aplicada na Odontologia. Assim foi o INDEX23 – Innovation Dental Exhibition, a primeira edição de um evento que conectou cirurgiões-dentistas e técnicos com as principais inovações já disponíveis para a rotina clínica. O evento, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo, contou com 4 mil inscritos e abordou a utilização das ferramentas tecnológicas na atualidade, assim como as principais tendências para os próximos anos.

Realizado pela VMCom, o INDEX23 trouxe uma proposta inovadora, diferente de outros congressos do segmento. Com o mote “O futuro está aberto”, a ideia do evento era identificar, entender e aprofundar a compreensão e o uso da tecnologia para impulsionar a carreira de cirurgiões-dentistas com foco em alta performance, desde gestão e negócios até a rotina clínica e laboratorial, com tudo o que envolve o ecossistema da Odontologia, resultando no melhor atendimento aos seus pacientes.

Para oferecer essa experiência transformadora, o evento foi organizado com cinco palcos principais, simultâneos e separados por pilares de especialidades (Estética e Prótese, Cirurgia, HOF e Ortodontia), além do palco Trend Show, que reuniu atividades multidisciplinares, abordando as inovação e tendências na Odontologia. Em todos os pilares, o objetivo foi apresentar conteúdos de aplicação clínica e laboratorial com embasamento científico. Além desses formatos tradicionais, os participantes ainda puderam acompanhar outras atividades, como o “Meet the experts”, encontros de até uma hora com importantes profissionais da especialidade.

GRANDES NOMES E MUITO CONHECIMENTO

Ao longo dos três dias, o INDEX23 disponibilizou mais de 300 palestras, ministradas por speakers renomados nacional e mundialmente. Destaque para Kenji Ojima (Japão), David Norré (Bélgica), Luca de Stavola (Itália), Julian Conejo (Estados Unidos) e Andrés Gaete (Chile) – grandes nomes da Odontologia internacional que se somaram aos especialistas brasileiros para enriquecer uma grade científica pensada para dar luz ao conhecimento, sob a perspectiva da tecnologia na prática clínica.

De acordo com Haroldo Vieira Filho, head do INDEX23 e da VMCom, a primeira edição do evento foi um marco de sucesso, oferecendo uma experiência única em um formato totalmente integrativo entre as especialidades, fazendo com que os mais de 4 mil participantes, além de speakers, coordenadores e profissionais das empresas, saíssem do evento com um mindset aberto, pensando de forma prática e eficiente no presente e no futuro. “Toda a cadeia de valor que participou da construção do evento, entre heads, speakers, empresas parceiras e todo o time VMCom, absorveu rapidamente a essência do INDEX23 e fez algo com maestria: um evento que marca uma nova era em geração de conteúdos presenciais, na qual o grande impactado é o cirurgião-dentista, que passa a ter um know-how reoxigenado e pode continuar sua carreira de alta performance, desde a atuação clínica e laboratorial, gestão e inovação de negócios”, relata Haroldo Vieira Filho.

REABILITAÇÃO ORAL EM DESTAQUE

Em um evento multidisciplinar, a Implantodontia, a Periodontia e Prótese Dentária conquistaram um espaço nobre. Os palcos de Cirurgia e de Estética e Prótese reuniram o melhor da Reabilitação Oral, abordando o que há de mais avançado na tecnologia aplicada nestas áreas.

Sob a coordenação do head Gustavo Giordani, o auditório de Cirurgia foi preparado para atividades no formato de módulos. No primeiro dia, sob o tema “Arco total”, a atividade contou com a participação do belga David Norré e dos brasileiros Nelson Silva, Diego Zimmermann e Vinicius Machado, que debateram arco total imediato, implantes em casos totais e cirurgia digital.

No segundo dia, com a temática “Cirurgias estéticas”, o módulo trouxe Igor Paulinelli, Marcelo Nunes, Gustavo Ottoboni e José Carlos da Rosa debatendo cirurgia guiada, procedimentos regenerativos previsíveis e fluxo de trabalho 100% digital.

Finalizando os trabalhos no palco de Cirurgia, o módulo “Reconstruções ósseas” reuniu o italiano Luca De Stavola e os brasileiros Alberto Blay, Camila Freitas e Felipe Araújo para um mergulho na técnica “bone shell” na era digital, impressão 3D para enxerto ósseos, EndoGuide e reconstruções ósseas customizadas.

Já no palco de Estética e Prótese, também no formato de módulos, o head Lincoln Queirós abriu as atividades com o tema “Paciente virtual”, com a participação de Mateus Voigt, Ricardo Kimura e Marcelo Calamita, que abordaram softwares de planejamento digital, técnicas de escaneamento facial e os princípios analógicos no digital. Ainda no primeiro dia, em atividade sobre “Planejamento e enceramento digital”, Sergio Meiga, João Palmieri, Adriano Gudjenian e Sabrine Henn falaram sobre bibliotecas virtuais, plástica oclusal e casos regressivos.

No segundo dia, sob a temática “Odontologia integrativa reabilitadora”, Renata Vano, André Callegari, Juliana Dornelles e Guilherme Saavedra abordaram prótese total, planejamento reverso e os limites para escaneamento ou moldagem. Na sequência, para falar sobre “Impressão 3D”, Glauber Rama, Oseias Evangelista e Mayra Vasques discorreram sobre fluxos chairside, integração clínica e laboratorial, e placas oclusais em 3D.

No último dia, Andrea Melo, Sérgio Saraiva e Lincoln Queirós tiveram como tema os “Tratamentos avançados guiados por tecnologias”, passando por guias de preparos protéticos e o paciente virtual. Finalizando o evento no palco, Fabio Cabral, Thiago Ottoboni e Marcelo Giordani debateram os “Recursos digitais para restaurações diretas e indiretas”.

“Um dia, eu sonhei estar em um evento onde as referências da Odontologia Digital estivessem reunidas. E o sonho virou realidade. O INDEX23 marca um novo momento na Odontologia brasileira, mostrando a força da tecnologia aplicada à nossa profissão e a maturidade da utilização das ferramentas digitais”, comemora Lincoln Queirós, head de Estética e Prótese.

A programação do palco Trend Show, coordenado pela head Ana Cecília Aranha, foi iniciada com palestra de Claudio Lottenberg, presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que mostrou como a instituição otimiza tecnologias para o bem-estar das pessoas. O mesmo palco ainda recebeu grandes nomes da Reabilitação Oral brasileira, como Luis Calicchio, Oswaldo Scopin, Sérgio Bernardes, Samy Tunchel, Sérgio Dias, André Vilela, Fabio Bezerra, Gisseli Ávila, Marcos Celestrino, Estevam Bonfante, Cesar Benfatti, Geninho Thomé e Bianca Mittelstädt, entre outros.

O mestre e doutor em Reabilitação Oral Sérgio Dias foi o advisor do INDEX23, com importante participação na formatação do conceito e na programação do evento, que ainda teve outros dois pilares: os palcos de Ortodontia, coordenado por Maurício Casa, e o de HOF, comandado por Lucila Largura. Ambos auditórios receberam especialistas nacionais e internacionais, como o ortodontista Kenji Ojima, que falou diretamente do Japão sobre alinhadores impressos com memória, e o chileno Andrés Gaete, que abordou a rinomodelação. Ao todo, mais de 50 especialistas ministraram palestras apenas nesses dois palcos.

ESPAÇO PARA BONS NEGÓCIOS

Entre tantas atividades científicas qualificadas, houve tempo para acompanhar as novidades do mercado na ExpoINDEX23, a exposição comercial do evento. Mais de 60 empresas de destaque nacional e internacional puderam expor produtos, serviços e lançamentos que envolvem a atuação diária dos profissionais da Odontologia.

Além disso, as atividades de Corporate Session ampliaram o espaço das empresas patrocinadoras junto aos congressistas. Nos principais palcos do INDEX23, companhias como Kota, FGM, S.I.N., Plenum, Ivoclar, Criteria, Rennova, Neodent Straumann e ClearCorrect puderam realizar apresentações sobre suas novidades aos congressistas, oferecendo treinamentos e aprofundando aplicabilidades clínicas.

ATRAÇÕES ALÉM DA ODONTOLOGIA

Nem só de Odontologia viveu o INDEX23. Ao final dos dias repletos de conhecimento, o evento proporcionou momentos de entretenimento. Música, moda e muita diversão fecharam com chave de ouro as atividades científicas.

No primeiro dia, a KOTA Fashion promoveu um desfile de sua nova coleção de vestuário para a rotina clínica na Odontologia, em um encontro repleto de estilo e beleza.

Já no segundo dia, a atração que finalizou os trabalhos foi a banda Doc’n’ Roll, composta por cirurgiões-dentistas, protagonizando uma noite de vibrações musicais contagiantes. Entre os integrantes da banda estão Gustavo Giordani e Gustavo Ottoboni, que participaram do evento como head e speaker, respectivamente.

Para encerrar o INDEX23 em grande estilo, Luiza Possi e Afonso Nigro trouxeram um espetáculo inesquecível, reproduzindo sucessos de diversos artistas e levando muito entretenimento para os participantes do evento.

 

O FUTURO ESTÁ ABERTO

A primeira edição do Innovation Dental Exhibition foi considerada um sucesso, tanto pela organização quanto por patrocinadores e pelo grande público, que aprovou o formato. Tanto que já estão confirmadas as novas edições do evento. Em 2024, com o nome de IDX24, haverá um encontro em Brasília (DF), no mês de junho. Outra grande edição do INDEX está prevista para 2025, novamente em São Paulo, com expectativa de público ainda maior e mais novidades sobre a tecnologia na rotina clínica da Odontologia.