Com a complexidade das atividades clínicas no consultório, alguns profissionais da Odontologia encontram na música um caminho para combater o estresse.
A rotina do cirurgião-dentista é intensa. Dentro do consultório, os atendimentos seguem ao longo do expediente, intercalados com as etapas de planejamento, as análises de imagens clínicas, a elaboração de tratamentos e o relacionamento com a equipe e os pacientes. Fora da clínica, ainda há a constante busca pelo aperfeiçoamento, com participação em cursos e eventos, além da vida acadêmica e até o envolvimento na gestão dos negócios. Tantas tarefas exigem uma dedicação extenuante dos profissionais da Odontologia.
Com essa extensa lista de afazeres profissionais, as atividades paralelas surgem como uma importante válvula de escape para extravasar o estresse. Umas delas é a música. Um estudo realizado pela Academia Britânica de Terapia Sonora (British Academy of Sound Therapy), em parceria com o serviço musical de streaming Deezer, mostrou que o ser humano precisa de 78 minutos de música por dia para alcançar um efeito terapêutico das canções. As melodias podem atuar de forma específica, como no auxílio ao relaxamento, na diminuição da tristeza, na melhora da concentração e até no gerenciamento do estresse e da raiva.
De acordo com Deise Cristina Gomes, psicóloga e perita judicial, a música pode ser uma aliada dos profissionais da Saúde, em especial da Odontologia. “A música é reconhecida por ser uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar físico e psíquico, além de facilitar a concentração e o desenvolvimento do raciocínio”, explica, destacando a atuação das melodias no corpo humano: “A música penetra diretamente em nossos centros nervosos e coordena, mentalmente – de maneira rápida e imediata –, a divisão do tempo e do espaço”.
Cientes desses benefícios, muitos cirurgiões-dentistas mantêm uma forte ligação com a música. Entre estudo, prática e até apresentações públicas, os especialistas em Odontologia substituem momentaneamente sondas, brocas e pinças por melodias, partituras e microfones.
A revista Sorrisos Brasileiros conta a história de três cirurgiões-dentistas que aproveitam os benefícios da música em suas vidas. Leia na íntegra: