60 anos do CFO e a internacionalização da Odontologia: ética e excelência como portas para o mundo

60 anos do CFO e a internacionalização da Odontologia: ética e excelência como portas para o mundo

Compartilhar

O presidente do CFO, Juliano do Vale, exalta conquistas da autarquia, que comemora seis décadas de trabalho pela Odontologia.

Em 2024, comemoramos 60 anos de existência do Conselho Federal de Odontologia (CFO), com uma trajetória marcada por conquistas, comprometimento ético e defesa incansável da Odontologia brasileira. Ao longo dessas seis décadas, o CFO desempenhou um papel fundamental na organização e fortalecimento da classe odontológica no País, tendo um papel preponderante na sua transformação em uma das mais respeitadas do mundo.

Desde a sua criação, em 1964, o CFO tem sido um dos pilares da promoção da ética profissional, na fiscalização do exercício profissional e na defesa dos interesses da classe. A união proporcionada pelo Sistema Conselhos de Odontologia permitiu não apenas a regulamentação da profissão, mas também a consolidação da atividade odontológica como referência global. Trabalhos realizados pelo Conselho, tais como o código de ética, os protocolos de trabalho, a efetiva fiscalização e a colaboração na implementação de políticas públicas, ao lado da eficiência no ensino acadêmico e da qualidade do trabalho realizado pelos cirurgiões-dentistas e profissões auxiliares, solidificaram a reputação da classe odontológica brasileira.

Ao longo dos anos, o CFO enfrentou desafios e promoveu mudanças estratégicas para atender às demandas da classe. A mudança da sede para Brasília (DF) possibilitou a aproximação do centro decisório do País e fortaleceu a representação política da saúde bucal. O trabalho realizado durante a pandemia, para restabelecer a confiança dos pacientes e protocolos seguros de trabalho para os profissionais, refletiu em resultados importantes, como a criação da Odontologia Hospitalar.

A parceria com os Conselhos Regionais e a modernização tecnológica, além da defesa de bandeiras relevantes, como o piso salarial e a luta contra a modalidade de educação à distância (EaD), reafirmam o comprometimento do Conselho com a valorização profissional.

A programação para a comemoração dos 60 anos inclui a oferta de serviços importantes para os inscritos, como a CFO ID – identidade digital da Odontologia que possibilita que os profissionais se comuniquem com o Conselho de maneira ágil e eficiente, representando um passo importante na modernização dos serviços oferecidos. A nova prescrição eletrônica e o certificado digital foram elaborados para facilitar o dia a dia do consultório. Outros projetos, como o Exame Nacional de Proficiência, o Prêmio Nacional de Monografias e o Prêmio Nacional de Jornalismo, evidenciam o compromisso com a qualidade acadêmica e a divulgação das contribuições da Odontologia para a sociedade. Além disso, estão programados eventos para tratar de pautas importantes da classe, e uma caravana visitará todas as regiões do País para levantar a bandeira da Odontologia.

Além de observar os resultados obtidos, o CFO direciona seu foco no futuro, buscando a internacionalização da Odontologia brasileira. Com um serviço odontológico tido entre os mais qualificados do mundo, o Conselho pretende expandir as fronteiras dos cuidados com a saúde bucal do País em três frentes estratégicas: intercâmbio do conhecimento, turismo odontológico e a atuação de cirurgiões-dentistas brasileiros no exterior.

A celebração dessas seis décadas de história deve servir de inspiração para as próximas conquistas e avanços da classe odontológica. O compromisso do CFO é com a excelência, ética e defesa incansável da Odontologia perdura, e a jornada rumo ao futuro reserva aos nossos profissionais novos horizontes de crescimento e reconhecimento internacional.

Ao atingir a melhor idade, o Conselho Federal de Odontologia parabeniza os antigos, os atuais e os futuros profissionais pela construção da maior e melhor Odontologia do mundo!


Juliano do Vale
Presidente do Conselho Federal de Odontologia