Ação visa atender as principais necessidades dos cirurgiões-dentistas.
No mês de novembro de 2022, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) lançou uma pesquisa disponibilizada a todos os cirurgiões-dentistas brasileiros com o intuito de conhecer suas sugestões, opiniões e as solicitações mais relevantes. A ideia da ação é promover políticas que revertam benefícios e satisfação à classe odontológica.
Um formulário com perguntas foi enviado a todos os profissionais registrados no Conselho Federal de Odontologia por e-mail e SMS. A pesquisa não tem caráter científico e foi realizada garantindo o anonimato dos participantes, sem coleta de dados pessoais.
Essa prática já vem sendo adotada pelo CFO desde 2020 e, a partir das respostas recebidas, a entidade elabora ações que visam atender as principais demandas da classe, promovendo a interatividade entre os profissionais e a autarquia. O objetivo é garantir uma gestão com representatividade e que atenda aos anseios dos cirurgiões-dentistas que atuam no dia a dia da atividade, seja na prática clínica ou acadêmica.
A partir de sugestões enviadas em pesquisas anteriores, o CFO criou ações como a “Prescrição Eletrônica”, possibilitando a assinatura digital para cirurgiões-dentistas; e a criação do “Programa Nacional de Fiscalização”, uma das maiores ações da história da autarquia, premiada nos anos de 2021 e 2022, respectivamente nas categorias “Melhor Planejamento Estratégico” e “Inovação na Fiscalização” pela Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais.
Os conselhos de classe existem para dar suporte legal, estrutural e garantir a ética profissional em benefício da saúde da população, trabalhando pela valorização da Odontologia e seus profissionais. Manter canais de comunicação transparentes e facilitados para ouvi-los é o caminho mais democrático e eficaz de realizarmos um trabalho que cumpra as diretrizes da forma mais satisfatória possível”, diz Juliano do Vale, presidente do CFO.