Os 59 anos do Sistema Conselhos de Odontologia

Os 59 anos do Sistema Conselhos de Odontologia

Compartilhar

Quase seis décadas de ações e conquistas que colocaram a Odontologia brasileira em um alto patamar de qualidade.

Em 14 de abril de 2023, o Sistema Conselhos de Odontologia completou 59 de existência, desde a criação da Lei 4324, de 1964, que instituiu a criação do Conselho Federal de Odontologia na capital do País, Brasília, e de um Conselho Regional em cada capital de estado do Brasil.

Tendo como finalidade básica a supervisão da ética profissional em todo o País, cabe ao Sistema Conselhos (CFO e CROs) a normatização e o trabalho de fiscalização visando garantir a boa prática da Odontologia, bem como estabelecer parâmetros para manter e elevar o nível do ensino acadêmico, reconhecer e validar especializações e atuar de forma a oferecer suporte para resguardar o prestígio e o bom conceito da prática da profissão.

Desde Dilson Ávila Tomé, primeiro presidente do Conselho Federal de Odontologia, em sua criação, até hoje, sob a presidência de Juliano do Vale, o CFO já contou com o trabalho e dedicação de cirurgiões-dentistas que ocuparam o cargo, todos contribuindo para uma história de edificação e consolidação da Odontologia brasileira, hoje considerada uma das mais relevantes do mundo.

“A união entre Conselhos Regionais e o Conselho Federal, sempre lutando juntos e em consonância para direcionar, normatizar e fiscalizar a prática da Odontologia por todo o País, é fundamental para garantirmos o prestígio e a imagem positiva da profissão nacionalmente e de forma equânime”, declara Juliano do Vale, presidente do CFO.

Nesses 59 anos de existência, foram muitas as lutas e conquistas pela profissão. Entre elas, é possível destacar a batalha contra a modalidade de educação à distância (EAD) na Odontologia; o posicionamento sempre contrário a qualquer tipo de desvalorização e à baixa remuneração de profissionais no serviço público e privado, e contra qualquer forma de gestão indevida do exercício da Odontologia.

Entre cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de prótese e saúde bucal, o CFO conta hoje com 636 mil* profissionais ativos em todo o Brasil, tornando a Odontologia um dos campos mais conceituados na área de Saúde.

A gestão por uma Odontologia de excelência tem como principal objetivo beneficiar a população brasileira com profissionais e serviços de qualidade, tanto no mercado privado como no público. Para isso, a organização da classe por meio do Sistema de Conselhos garante uma atuação política importante junto aos poderes executivo e legislativo, na elaboração de leis, programas e projetos que viabilizem a construção de uma nação voltada para os cuidados com a saúde bucal, e que sirva de exemplo para todo o mundo.

*Dados oficiais do CFO, atualizados em 1 de junho de 2023.