Juliano do Vale destaca ações do CFO que contribuem para uma gestão sempre focada em atender as necessidades da classe odontológica.
O primeiro semestre de 2023 foi marcado pelos 59 anos do Sistema Conselhos, completados em abril, e o início da preparação da celebração pelos 60 anos em 2024. Uma história de conquistas para a construção de uma Odontologia que hoje é considerada e respeitada como uma das melhores do mundo.
O ano começou com a participação do Conselho Federal de Odontologia no 40º Ciosp (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), em janeiro, e instituiu um período de importantes ações para a classe odontológica brasileira nesse primeiro semestre.
A luta contra a educação 100% à distância na graduação de Odontologia, modalidade que oferece riscos para a qualidade do ensino acadêmico, está sendo um dos principais desafios. O CFO realizou o Fórum Nacional Contra a Modalidade de Educação à Distância (EaD) na Odontologia, reunindo mais de 60 entidades que representam a categoria e assinaram uma nota pública de repúdio a essa prática.
Ainda reforçando o relacionamento da entidade, o CFO firmou mais uma parceria com o Ministério da Saúde, com a realização do Encontro da Coordenação Geral de Saúde Bucal e Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal com os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Odontologia. O evento, realizado em abril, foi uma oportunidade para promover e reforçar a importância da integração e parceria entre a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Odontologia.
Acentuando nosso compromisso em garantir não apenas a boa reputação da Odontologia, mas também a preocupação com a qualidade das condições de trabalho dos profissionais da área, o CFO enviou um requerimento ao Ministério Público do Trabalho solicitando atenção especial ao órgão, no sentido de coibir práticas abusivas e ilegais contra cirurgiões-dentistas e profissionais da saúde bucal que prestam serviço em diversas partes do País.
Destacamos o lançamento do Promac (Programa Nacional de Melhoria Administrativa dos Conselhos de Odontologia), importante ação do CFO que visa destinar recursos financeiros aos CROs para o suporte à infraestrutura física e contratação de pessoal. Nessa primeira fase do programa, 16 estados foram contemplados.
Por fim, apresentamos o CFO Esclarece, uma iniciativa com o objetivo de divulgar informação de forma dinâmica e direta sobre Odontologia. Para isso, ele estará presente em diversas mídias e canais de comunicação, na forma de vídeos, podcasts, artes, infográficos, matérias e artigos para sites, revistas, jornais e publicações em redes sociais, sempre trazendo esclarecimentos sobre ética, questões institucionais, ciência na área odontológica, entre outros temas.
Essas e outras ações, que estão constantemente em pauta nas atribuições do CFO, contribuem para uma gestão sempre focada em atender as necessidades da classe odontológica, assim como garantir direitos e fiscalizar deveres dos profissionais, de forma a construir uma Odontologia de excelência no País.
Juliano do Vale
Presidente do Conselho Federal de Odontologia.