Grande nome da Ortodontia brasileira, Flavio Vellini Ferreira participou ativamente do crescimento da Odontologia no País.
A Odontologia sofreu uma importante perda. O professor Flavio Vellini Ferreira, grande nome da Ortodontia brasileira, faleceu no dia 28 de setembro, na cidade de São Paulo, aos 88 anos. Mestre renomado e reconhecido pelos colegas de profissão, Vellini deixa um importante legado de contribuição para o fortalecimento da especialidade, atuando como docente, clínico e também em entidades de classe, além de transmitir o amor pela Ortodontia aos filhos, os especialistas Flávio Cotrim-Ferreira e Andréia Cotrim-Ferreira.
Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1955, Vellini obteve o título de doutor, livre docente e professor associado pela mesma instituição. Ainda como docente, foi professor titular de Ortodontia das Universidades de Santo Amaro e Unicid, onde também foi diretor do curso de Odontologia.
Ao longo de sua trajetória, Vellini foi presidente reeleito do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), entre 1976 e 1980. O professor também foi membro-fundador da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO) e da Academia Paulista de Odontologia.
Sua contribuição para o crescimento da Odontologia veio também através da produção de livros didáticos, que ajudaram a formar várias gerações de ortodontistas no Brasil e em todo o mundo. Entre as obras, destaquem-se: “Ortodontia – Diagnóstico e Planejamento Clínico”, que teve sete edições em português e duas em língua espanhola; “Anatomia Dental”, que está em sua terceira edição, e “Ortodontia Clínica, Tratamento com Aparelhos Fixos”.
Atualmente, Vellini era diretor-presidente do Instituto Vellini, onde também era coordenador do programa de mestrado em Ortodontia. “Mais do que uma carreira ilustre, o Prof. Vellini deixou inúmeros amigos por onde passou, além de uma família unida e amorosa. Foi um marido, pai e avô carinhoso. Descanse em paz”, publicou, em nota, o Instituto Vellini.