Fisioterapeuta indica como prevenir e tratar os prejuízos mais comuns aos cirurgiões-dentistas, como as dores na coluna vertebral.
Falhas de postura, dores na coluna e articulações superiores são os principais sintomas relatados pela maioria dos cirurgiões-dentistas devido à prática da profissão. Muitas horas de mocho por dia, colocando a coluna em posições que prejudicam a postura, podem causar lesões permanentes ou crônicas com o passar dos anos, levando até à impossibilidade da prática da profissão.
O fisioterapeuta especializado em reabilitação ortopédica das lesões da coluna, Thiago Fukuda, relata que lesões ortopédicas constituem uma das principais causas de afastamento do trabalho. “Tenho muitos pacientes da Odontologia, e o que percebo é que as dores lombares são as mais recorrentes, seguidas por dores nos ombros e cervicais”, relata, explicando que isso se dá devido à anteriorização excessiva da cabeça por longos períodos e à elevação dos ombros para segurar os instrumentos. Tendinites e epicondilites nos punhos e cotovelos também são comuns entre os cirurgiões-dentistas.
“Quando as dores passam de três meses de duração, adquirem uma característica crônica. Isso vai enfraquecendo os músculos e provocando instabilidade nas articulações. Quando o volume de trabalho continua muito intenso, cria-se um ciclo vicioso”, diz Fukuda.
Pessoas muito altas ou muito baixas podem desenvolver sintomas específicos, de acordo com suas constituições físicas, segundo o especialista. “Os cirurgiões-dentistas mais altos tendem a fazer uma curvatura anterior do tronco, inclinando-o para frente, o que provoca uma sobrecarga lombar, pois os músculos paravertebrais precisam segurar essa postura anteriorizada, explica. Problemas de ombro e pescoço também são mais comuns entre cirurgiões-dentistas com estatura elevada, pois permanecem por um longo tempo em uma posição contra a gravidade.
Leia a matéria da Sorrisos Brasileiros e saiba como utilizar a fisioterapia para evitar dores na coluna vertebral, um problema recorrente entre os dentistas.