CFO e CROs comparecem ao 1º Encontro da Coordenação Geral de Saúde Bucal e Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal

CFO e CROs comparecem ao 1º Encontro da Coordenação Geral de Saúde Bucal e Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal

Compartilhar

Evento do Ministério da Saúde teve parceria do Conselho Federal de Odontologia.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia do País marcaram importante presença e participação no 1o Encontro da Coordenação Geral de Saúde Bucal e os Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal, evento realizado no dia 12 de abril, pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o CFO.

O evento foi uma oportunidade para promover a integração entre os presidentes dos Conselhos Regionais e os respectivos Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal de cada estado, reforçando a importância da parceria entre a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Odontologia.

Além disso, o encontro serviu para o debate sobre os principais desafios e possíveis avanços das estratégias da política nacional de saúde bucal, por meio de temas importantes como a Teleodontologia e a Saúde Digital.

Para Doralice Severo da Cruz, Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, a parceria do CFO e dos Conselhos Regionais de Odontologia é de extrema importância. “O evento é muito importante para o Ministério da Saúde, reforça a parceria com o Sistema Conselhos de Odontologia, e tenho certeza de que poderemos fazer grandes coisas pela saúde bucal do povo brasileiro”.

O acesso aos recursos de saúde digital foi abordado pela cirurgiã-dentista Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital do MS. “Estamos trabalhando de forma muito integrada para fortalecer o aspecto de cobertura na saúde digital e fortalecimento da saúde bucal, inclusive nos espaços de não privilégio”, destacou.

Falando em nome de todos os Conselhos Regionais de Odontologia, Luzimar Gomes de Oliveira Pinheiro, presidente do CRO do Espírito Santo, ressaltou a ampliação da política nacional de Saúde Bucal e a missão de todos os gestores do setor no sentido da atenção e priorização aos milhões de cidadãos brasileiros que devem estar no centro das ações das entidades de Odontologia.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, destacou a solidificação da parceria do Sistema Conselhos de Odontologia com o Ministério da Saúde para ações conjuntas em prol da população. “Gostaria de reforçar a intenção e o posicionamento do CFO e dos Conselhos Regionais de Odontologia, e dizer que estamos cada vez mais unidos com o Ministério da Saúde e com o poder público de forma geral, principalmente em relação às políticas públicas de saúde bucal e de saúde geral, pois os desafios são grandes, mas juntos iremos cada vez mais longe”, concluiu.

Após os pronunciamentos ocorreu a apresentação nominal, por estado, do Presidente do Conselho Regional e do Coordenador Estadual de Saúde Bucal. Na sequência, foram apresentadas duas palestras pelo Ministério da Saúde: Política Nacional de Saúde Bucal; e Telessaúde e Teleodontologia.