Iniciativa pioneira visa reforçar o preparo de novos cirurgiões-dentistas para o mercado de trabalho e empreendedorismo.
O conhecimento em gestão de negócios tem se mostrado cada vez mais importante para cirurgiões-dentistas, desde os que atuam prestando serviços como pessoa jurídica até os que atendem em uma pequena sala própria ou abrem clínicas de médio e grande porte. Independentemente do tamanho do espaço, cada profissional liberal se torna um empreendedor na Odontologia, por isso a dedicação às questões administrativas é tão relevante quanto as habilidades técnicas e científicas necessárias para a prática da atividade.
Apesar de alguns cursos de graduação já abordarem a gestão administrativa em seus currículos, o tema não é explorado detalhadamente e, na maioria das vezes, os cirurgiões-dentistas só compreendem a importância de adquirir conhecimento nessa área quando têm que lidar com isso na prática. Atenta à relevância desse conhecimento para a formação completa do profissional de Odontologia, a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) incluiu em sua grade curricular o ensino de gestão de negócios, explorado com maior profundidade em módulos que são abordados desde o primeiro até o último ano da graduação.
A coordenadora da graduação de Odontologia da FICSAE, Letícia Bezinelli, explica que o curso teve início este ano e já passou por algumas adequações importantes. “O programa é baseado em pilares bem diferentes dentro de um objetivo maior de formar um cirurgião-dentista que, além de saber articular a saúde bucal com a saúde geral, precisa estar conectado com a sociedade, ser empreendedor, estar disposto e apto a liderar projetos no âmbito público e privado”.
Letícia aponta que, diante do atual cenário da tecnologia, com rápido desenvolvimento e crescimento, é preciso manter o foco na humanização dos atendimentos. “A tecnologia vem para cumprir diversas funções, abrindo espaço para que o cirurgião-dentista fique olho a olho com o paciente, conhecendo quem é aquela pessoa e como é possível indicar o melhor tratamento para ela, buscando processos mais seguros e resultados mais precisos”, observa, ressaltando que é papel da universidade formar um profissional que também entenda o impacto da tecnologia sobre sua área de atuação.
A coordenadora explica que o objetivo da instituição é formar um profissional preparado para atuar tanto em consultórios como em hospitais ou home-care, considerando todos os aspectos do cenário atual de cuidados com a saúde bucal, inclusive questões socioeconômicas, comportamentais e avanços tecnológicos que chegam trazendo mudanças importantes nos formatos de atendimento, procedimentos e gestão.
Formada há 20 anos, Letícia aponta que a grande diferença entre os formandos de sua geração e os atuais é que, hoje em dia, se o profissional não tiver algumas habilidades além das técnicas necessárias ao exercício da Odontologia, fica muito difícil se estabelecer no mercado de trabalho. “Claro que o conhecimento técnico e científico é fundamental, mas sem conhecimentos de gestão ou atualização tecnológica, não será possível exercer a profi ssão da melhor forma possível e oferecer saúde bucal de qualidade para a população”, afirma.
Nas experiências que tem quando precisa contratar cirurgiões-dentistas, a equipe do Hospital Albert Einstein enfrenta muita dificuldade em encontrar profissionais com um perfil amplo, que englobe tanto os conhecimentos técnicos como habilidades administrativas e de liderança. Observando isso, a instituição enxergou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre essas áreas no curso de graduação em Odontologia.
NOVOS CAMINHOS
O curso de gestão de negócios O curso é estruturado sob alguns pilares, entre eles: Atenção primária em saúde Disciplina transversal, ministrada do primeiro ao último semestre e conjugada com o estágio, pois os alunos já vão para o campo desde o primeiro semestre, aumentando o nível de complexidade do seu envolvimento no decorrer do curso. Isso acontece para que o aluno tenha uma visão ampliada sobre Saúde, fazendo visitas domiciliares e conhecendo a realidade das pessoas.
A importância da visão sobre o atendimento multidisciplinar para o cuidado geral com a Saúde das pessoas também ganha destaque. “Se um aluno recebe um paciente para tratar um problema dentário e percebe que esse indivíduo está com os pés inchados, por exemplo, ele aprende que é preciso encaminhá-lo a outros profissionais para atendimento. Há muitos cirurgiões-dentistas já formados que não têm essa visão ampla”, exemplifica, ressaltando que esse conhecimento também gera impacto na capacidade de gestão.
Letícia aponta que a conexão do cirurgião-dentista com outras áreas da Saúde e com a sociedade é constantemente reforçada durante a graduação, de forma que o profissional forme um mindset integrativo para a prática da Odontologia. Segundo a coordenadora, a possibilidade de conhecer o atendimento odontológico por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) dá aos alunos uma experiência e visão muito ampla, capacitando-os também para a criação de políticas públicas que ofereçam cada vez mais acessibilidade à saúde bucal.
Gestão profissional e inovação Curso que também é ministrado em todos os dez semestres da graduação. No primeiro semestre, a disciplina é aplicada por um psicólogo, oferecendo ferramentas de autoconhecimento aos alunos que estão fazendo uma transição do ensino médio para a faculdade. “Especialmente essa geração, que está entrando agora no ensino superior, enfrentou a pandemia de Covid-19 nos últimos anos de adolescência.
Eles têm níveis de estresse mais altos e, muitas vezes, grandes dificuldades de convívio social e de desenvolver atividades em grupo. Por isso, é muito importante esse suporte para o autoconhecimento”, explica Letícia. A disciplina envolve ainda o gerenciamento de conflitos, liderança, trabalho em equipe e gestão do tempo.
“O mundo mudou e a educação tem que acompanhar esse movimento. Nós procuramos observar os pontos positivos que os jovens apresentam hoje e criar ferramentas que potencializem isso”, complementa. Conhecimentos como empreendedorismo, precificação, marketing aplicado à Odontologia, inteligência artificial, Big Data, Teleodontologia, criação de APPs e formação de startup estão entre os temas abordados no pilar de Gestão Profissional e Inovação.
“Nosso objetivo é empoderar o cirurgião-dentista em sua profissão, para que ele seja protagonista da sua carreira, estando capacitado a gerir sua clínica, desenvolver ferramentas e equipamentos que tragam melhorias para a saúde bucal e que desenvolvam essa mentalidade ampla”, diz Letícia.
Metodologia
Seguindo um formato ativo e colaborativo, os alunos sentam em grupo em todas as aulas, desde o primeiro até o último dia da graduação. Os grupos contam em média com seis a sete pessoas, que permanecem trabalhando em conjunto durante todo o semestre. É o que a universidade chama de “Team Based Learning (TBL)”, que é o trabalho baseado em equipe.
Os alunos recebem o conteúdo pré-aula e não há aulas expositivas, seguindo o conceito de metodologia ativa. Letícia explica que, normalmente, os 20 primeiros minutos da aula servem para alinhar o tema que já foi estudado e o restante do tempo é utilizado para aplicação de casos, discussão de conceitos e troca de opiniões sobre todas as matérias.
As trocas de experiências e discussões acontecem entre e intergrupos, e também há uma avaliação formativa em que fazem autoavaliação e também dos seus pares, avaliação dos alunos sobre o professor e vice-versa. A metodologia conta também com a figura de um líder de semestre, que é um professor cirurgião-dentista que senta com cada aluno individualmente e dá um feedback sobre tudo o que foi indicado na avaliação feita pelo aluno, apontando os pontos fortes e também os que podem ser melhorados, auxiliando o aluno a traçar um plano para atingir esse objetivo de superação.
Esses retornos não abordam apenas questões técnicas de cada aluno, mas também comportamentais, buscando auxiliá-los quando outros colegas o avaliam com características como agressividade, procrastinação e impaciência, entre outros traços que possam ser trabalhados no sentido de melhorar a comunicação e as relações interpessoais.
A graduação em Odontologia da FICSAE é um curso recente na instituição e teve início este ano, já nesse novo formato. O curso tem duração de cinco anos e acontece em período integral. “Sabemos que essa carga horária é fundamental para formar bons cirurgiões-dentistas, com todo o conhecimento técnico e científico necessário, e também agregando treinamento e habilidades socioemocionais, além de conhecimentos em tecnologia e gestão a essa formação”, pontua Letícia.
De acordo com a coordenadora, os conceitos e metodologia de ensino já são aplicados na graduação em Medicina do Albert Einstein há nove anos, servindo também como inspiração para a composição do curso de Odontologia, assim como outros modelos trazidos de universidades no exterior. Ela ressalta que, mesmo que haja faculdades abordando o tema da gestão na graduação em Odontologia de forma pontual, em disciplinas únicas por um semestre, a FICSAE foi pioneira em manter esse tema de forma transversal em toda a grade curricular.
A visão dos alunos
Letícia Bezinelli diz que os alunos muito jovens, entre seus 17 e 18 anos de idade, têm se surpreendido ao encontrar esse conteúdo na grade curricular. “Quando entram na faculdade, eles costumam imaginar que irão ter contato imediatamente com os procedimentos técnicos e práticos da profissão, mas quando se deparam com as disciplinas de gestão, eles rapidamente entendem o que significa esse universo e a importância desse conhecimento para sua formação”, afirma.
Segundo Giovana Ferrari, aluna do segundo semestre, a experiência é positiva. “Esta matéria proporciona aos estudantes a valiosa oportunidade de adquirir habilidades essenciais, tais como trabalhar em equipe, gestão do tempo, aprender como dar e receber bons feedbacks. Tudo isso será extremamente útil quando estivermos entrando no mercado de trabalho tendo habilidades profi ssionais diferenciadas”, comemora.
“Está sendo extremamente estimulante ter GPI (gestão profissional e inovação) desde o primeiro semestre. Já aprendemos muito como gerir o nosso próprio tempo e como reagir em trabalhos em grupos, o que melhorou muito nossa comunicação interpessoal. Além disso, essa matéria associada com a vivência do estágio vem nos fazendo enxergar algumas dificuldades que a área da saúde enfrenta e nos faz refletir em como podemos solucionar esses problemas de maneira eficiente e inovadora”, relata a aluna Jullia Aquila.
Letícia Bezinelli explica ainda que o departamento de Qualidade da FICSAE realiza pesquisas periódicas com os alunos, que respondem anonimamente, com o intuito de avaliar como o curso de Odontologia tem correspondido às suas expectativas de acordo com cada disciplina. Segundo a coordenadora, o feedback sobre as disciplinas de gestão tem sido muito positivo, inclusive com muitos relatos de que esse aprendizado tem sido útil para a organização pessoal dos alunos na preparação para os estudos de maneira geral.