Mercados paralelos da Odontologia, como produtos estéticos e vestuário, também ajudaram a registrar crescimento nas exportações nos últimos anos.
Reconhecida mundialmente por sua atuação clínica e científica de alta qualidade, a Odontologia brasileira também é referência quando o assunto é a indústria e o mercado que movimenta. Entre todos os segmentos do setor de dispositivos médicos, o odontológico foi o que registrou maior crescimento nas exportações no último ano.
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), representante da indústria nacional de produtos para a Saúde, monitora os principais dados do setor. Números recentes mostram que, em 2021, o País exportou US$ 102,6 milhões em produtos odontológicos, o que representa um aumento de quase 39% em relação a 2020.
Outro dado que vale destacar é o consumo aparente (valor resultante da soma da produção e das importações, subtraindo, desse subtotal, as exportações). De acordo com o Relatório Setorial da Abimo – com dados consolidados de 2021 e perspectivas para 2022 –, o consumo aparente de dispositivos médicos no Brasil ficou em R$ 40,5 bilhões em 2021, o que representa uma expansão de 22,3% em relação ao ano anterior.
Conforme consta no relatório, “a finalidade interpretativa deste termo (…) aponta qual o tamanho do mercado brasileiro, nesse caso, para os dispositivos médicos, independentemente da origem da produção. Esse foi o cálculo realizado para se depreender qual a demanda interna relacionada aos produtos do setor”.
Os dados mostram o setor de dispositivos médicos, com destaque ao mercado de produtos odontológicos, como um dos que mais crescem no País. A indústria nacional voltou a crescer em 2021 e recuperou seu patamar de produção anterior à pandemia de Covid-19.
Ainda segundo o Relatório Setorial da Abimo, “em linha com o desempenho industrial como um todo, o Valor da Produção Industrial, que corresponde à soma da receita líquida de vendas, acrescida das demais receitas operacionais, do ano de 2021, ficou em R$ 17,9 bilhões – um acréscimo em relação ao ano anterior de mais de R$ 4,7 bilhões”.
Outros mercados que a Odontologia movimenta
Mas nem só de implantes dentários, braquetes, alinhadores transparentes e scanners intraorais vive a Odontologia. O setor também movimenta mercados que não são diretamente ligados ao tratamento odontológico propriamente dito, e que também vêm crescendo. Produtos como dermocosméticos e vestuário profissional ganham cada vez mais espaço e destaque junto aos cirurgiões-dentistas, oferecendo uma gama de produtos que auxiliam, por exemplo, na qualidade dos procedimentos realizados nos consultórios bem como no bem-estar e na apresentação do profissional.
Um grande exemplo são os produtos utilizados na Harmonização Orofacial (HOF), especialidade que agrega um conjunto de procedimentos que visam ao equilíbrio estético e funcional da face. Reconhecida e regulamentada desde janeiro de 2019 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a HOF trouxe uma crescente demanda de aprimoramento de técnicas, desenvolvimento de novos produtos e ainda fortalecimento de marcas.
E, juntamente com o crescimento do setor, diversas empresas têm realizado investimentos mais substanciais, inclusive com focos mais amplos que a boca e os dentes. “A pele é a vitrine de todo o trabalho de harmonização, pois você visualiza o resultado através dela. Muitas vezes, eu usava o mesmo protocolo de tratamento (material, produto e quantidade) e um paciente tinha um resultado incrível enquanto o outro não. Comecei também a entender que o resultado estava relacionado à qualidade da pele (nutrição, hidratação, opacidade)”, afirma Dimitri Mascaretti Ortiz, executivo da empresa Anna Pegova para o segmento B2B.
Ortiz é cirurgião-dentista, com MBA em gestão empresarial, e trabalha há mais de dez anos com Harmonização Orofacial, antes mesmo da especialidade ser conhecida por esta nomenclatura e receber a regulamentação do CFO. O profissional relata que na rotina de atendimento em consultório, após os procedimentos, os pacientes perguntavam como faziam para se cuidar no dia a dia. Então, ele percebeu que precisava não apenas executar o procedimento com excelência, mas ampliar seus conhecimentos, especialmente sobre a questão da pele, tanto no condicionamento prévio quanto no skincare diário do paciente.
Além disso, grandes empresas de produtos destinados ao procedimento não atendiam cirurgiões-dentistas. “Eu sofri isso como profissional da Harmonização Orofacial no início, quando queria comprar toxina botulínica e preenchedores, mas a maioria das empresas não me vendia os produtos. A mesma coisa acontecia, e acontece até hoje, com os dermocosméticos”, acrescenta.
A mudança de cultura para este mercado
Nesse ínterim, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), de 2020, Ortiz encontrou com um representante comercial da empresa e visualizou um caminho interesse também para os cirurgiões-dentistas. “Meu intuito foi fazer uma ponte, trazer a empresa mais para perto dos cursos e dos profissionais, e para a HOF como um todo. A partir de então, senti que a empresa tinha uma proposta muito maior do que simplesmente vender produtos, mas de levar conhecimento também por meio de cursos voltados aos dentistas”, destaca.
De acordo com Ortiz, os profissionais da Odontologia também precisam atualizar o seu conceito sobre estética e a atuação completa da equipe. “Para nós, cirurgiões-dentistas, também é uma mudança de cultura, não só de execução, mas de tratamento completo, oferecendo condicionamento estético ao paciente. Muitos profissionais estão optando por clínicas multidisciplinares. Por exemplo, comigo trabalha uma fisioterapeuta dermatofuncional. A marca tem uma equipe de treinamento para dar suporte a essa profissional. Faz isso com todos os parceiros e oferece conhecimento e treinamento em relação aos produtos e procedimentos, para toda a equipe do consultório”, explica.
A empresa Anna Pegova tem duas linhas de produtos, uma profissional, para uso em consultório, e outra de skincare, para o paciente usar no dia a dia, em casa. Os resultados da empresa têm sido animadores. A venda mensal de produtos da marca no mercado brasileiro cresceu 300% nos últimos dois anos. Essa é uma amostra do potencial desse mercado, que fortalece ainda mais a Odontologia.
Vestuário profissional também é destaque
O mercado de vestuário profissional também ganha cada vez mais clientes da área da Saúde, especialmente entre os cirurgiões-dentistas. A marca Faíko Jalecos, por exemplo, desenvolve e confecciona uma variedade de itens personalizados, desde jalecos, macacões e toucas até porta-jalecos, almofadas e camisas.
A fundadora da empresa, Kátia Faíco, conta que começou em 2004 com a confecção de uniformes profissionais e escolares. Logo, a marca ganhou destaque neste segmento na cidade de origem, Caratinga, em Minas Gerais. Dez anos depois, o filho dela (que hoje é médico infectologista) se tornou seu sócio. À época, eles identificaram o mercado de jalecos como uma boa oportunidade de negócio.
“Decidimos atuar neste setor porque já confeccionávamos uniformes, e Caratinga se tornou uma cidade universitária, com cursos de Enfermagem, Veterinária, Medicina. Identificamos a necessidade de também atender essa demanda”, explica, destacando também a importância dos cirurgiões-dentistas nesta demanda.
Em seguida, veio a inovação com a fase digital da empresa, que estreou um e-commerce. Isso ampliou a abrangência de atendimento para todo o Brasil e com planos para alcançar o mercado internacional. “Consideramos que ainda temos grandes desafios para mostrar o que fazemos, especialmente de forma orgânica. Temos muito mais profissionais a alcançar, e sabemos que a qualidade dos nossos produtos e os preços competitivos potencializam nosso crescimento. Com isso, podemos entregar nossos jalecos sem fronteiras e projetar a possibilidade de exportamos os nossos produtos”, comenta Kátia.
Mercado odontológico
Embora não seja possível falar com exatidão sobre o número de profissionais da Odontologia atendidos pela empresa, a estimativa é que mais de dez mil cirurgiões-dentistas em todo o Brasil usem os produtos da marca. “Temos um canal de diálogo direto com nossos clientes. Toda compra realizada no site recebe um atendimento pelo WhatsApp, quando buscamos as informações de personalização dos jalecos. Costumamos receber sugestões de novos produtos principalmente entre os profissionais que atendem crianças, pois buscam por características mais específicas”, destaca a fundadora da empresa.
A marca passou a investir em detalhes e diferenciais, como jalecos e toucas com renda, e também com estampas de personagens e super-heróis. Fazem parte do catálogo peças com imagens do Homem-Aranha, da Mulher-Maravilha e do Capitão América, além de princesas, como a Branca de Neve, voltadas especialmente aos odontopediatras.
Um dos pontos que garante o sucesso de uma empresa que atua nesse segmento, segundo Kátia, é a possibilidade de criar a sua própria identidade. “Aqui os clientes são livres para escolher o seu uniforme de forma personalizada, dando luz à sua identidade, para que sua essência seja transmitida pela vestimenta. A marca preza pelo cuidado em todo o processo, colocando o cliente no centro das decisões, respeitando a diversidade e a individualidade de cada pessoa, dando atenção a todos os detalhes da sua jornada”, finaliza.