Alinhadores versus Ortodontia tradicional: juntos ou separados?

Alinhadores versus Ortodontia tradicional: juntos ou separados?

Compartilhar

Com a nova tecnologia em alta, especialistas analisam o patamar atual dos alinhadores, a possibilidade de implementar soluções híbridas e o futuro dos tratamentos ortodônticos.

Atores famosos, propagandas na televisão, no rádio e até em outdoors. A grande exposição dos alinhadores na mídia e nas redes sociais tem levado muitas pessoas a buscar essa tecnologia para a correção de problemas ortodônticos. Essa intensa divulgação, com foco no consumidor final, fez com que o tratamento com alinhadores ganhasse destaque nos consultórios e entre os profissionais de Ortodontia. O principal motivo para o interesse dos pacientes é o benefício estético, já que não são tão visíveis como o método tradicional, com fios e braquetes.

Os especialistas ressaltam que o termo “alinhadores transparentes” define com mais veracidade a característica estética dos aparelhos, entendendo que o termo “invisível” tem maior apelo de marketing. Os chamados attachments, que são pequenos pontos de fixação utilizados para determinados movimentos, ainda que discretos, são visíveis.

A tecnologia já existe há mais de dez anos, e tem ganhado cada vez mais adeptos, não apenas pela divulgação midiática, mas também pelo aumento do número de ortodontistas que têm se capacitado para utilizá-la.

O mercado, inicialmente conquistado e dominado pela marca líder e desenvolvedora dos primeiros modelos, agora é mais amplo e conta inclusive com marcas de fabricação nacional, de desenvolvimento próprio de ortodontistas que apostam nessa tecnologia como o futuro das intervenções ortodônticas.

Os chamados alinhadores in-house ou in-office são confeccionados pelos profissionais e podem ser impressos em 3D, em equipamentos próprios ou terceirizados.

Confira a opinião de especialistas sobre os alinhadores transparentes e como eles impactam os tratamentos tradicionais na Ortodontia em matéria da revista Sorrisos Brasileiros.